Indispensável durante as comemorações natalinas, o panetone está presente na mesa das famílias, em diferentes lugares do mundo. O tradicional pão doce com suave toque de baunilha, recheado com frutas cristalizadas é um dos mais antigos símbolos de Natal.
Com o passar dos anos, a receita foi ganhando inúmeras versões, que incluem chocolate, sorvete, nozes, doce de leite, mousse de frutas e, até mesmo, versões salgadas. E é claro, tudo o que a imaginação e gosto permitirem.
Mas, afinal, onde o panetone surgiu?
Não se sabe ao certo qual é a verdadeira origem do panetone, mas lendas para contar essa história, não faltam.
O que sabemos até então, é que surgiu no norte da Itália, na Idade Média. A história mais popular, conta que um ajudante de padeiro, chamado Toni, teria sido encarregado de preparar uma torta, para o padeiro levar para casa e comemorar o Natal com sua família. Como o período era de muitas tarefas, acidentalmente a pasta que o ajudante teria deixado separada para a torta, caiu dentro da massa de pão.
Devido ao pouco tempo que restava, Toni decidiu acrescentar àquela acidental mistura, ovos, manteiga, frutas cristalizadas e açúcar. Levou ao forno e deixou sobre a bancada para que o padeiro levasse para casa.
Muito preocupado, Toni tinha certeza que levaria uma bronca do chefe no dia seguinte. Mas, na outra manhã, o padeiro, muito feliz, correu para abraçar Toni, dizendo que o pão doce foi um sucesso na ceia e que todos haviam adorado.
A partir de então, o padeiro passou a chamar a receita de “pão de Toni” e sua comercialização cresceu constantemente.
Há quem diga que, a partir daí, o nome teve alterações até chegar ao conhecido “panetone”.
Outra versão da história diz que a iguaria teria surgido na corte de Ludovico, o Mouro. Há também, quem diga que faz parte de uma história de amor, de um rapaz que tentava impressionar o sogro para conquistar sua amada.
Enfim, sabemos que o panetone é delicioso e vai bem em qualquer versão. Mas, para garantir uma receita fofinha e saborosa é preciso mais que os ingredientes tradicionais.
Quer descobrir um segredinho? Veja essa dica:
Para garantir que o panetone, que estará lá na ceia de Natal da sua casa, seja da melhor qualidade, escolha os que contêm aditivos da Candon. Blends de enzimas para maciez e pré-misturas para pães especiais, da linha TOLDRY MP são os indicados pela nossa equipe.
Para saber mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (45) 3284-1700 ou deixe sua mensagem em nosso site. Ficaremos muito felizes em atendê-lo!
E então? Já providenciou todos os itens da ceia de Natal? Não se esqueça de optar pelos produtos que contém os aditivos Candon, para ter a certeza de que levará para casa a qualidade e o melhor sabor!
Desejamos um feliz e saboroso Natal a todos!