Fiz da vida uma canção

Parceria com a Candon promove encontro de crianças com a música lírica

Com o objetivo de enriquecer o repertório cultural das crianças de nossa região, a Candon, junto da Agrícola Horizonte embarcou no sonho (agora realidade) de aproximar o universo da música lírica, antes privilégio apenas de moradores de grandes centros urbanos. Em Marechal Cândido Rondon, o encontro entre a intérprete Luiza Wuaden e os alunos de música da ABEC (Associação Beneficente Cristo) foi realizado nas dependências do auditório da Prefeitura Municipal.

O projeto Fiz da Vida uma Canção leva o melhor da música brasileira para todos os públicos, especialmente para crianças e adolescentes das escolas públicas. Esta oportunidade de contato com todos os gêneros musicais, especialmente com obras elaboradas de música erudita, é mais rara para quem está distante dos maiores centros urbanos.

De um modo geral, as novas gerações vêm sendo alienadas do contexto mais amplo da cultura e privadas dos benefícios que a arte – por excelência, a música – opera na formação básica de cada pessoa.  Submete-se um ser em formação a “gostar” somente de alguns “ramos” da música, não por coincidência aqueles que cumpram interesses econômicos e políticos. Esta prática vem sufocando a riqueza das tradições regionais, subverte valores e compromete o processo de desenvolvimento integral das crianças em formação.   

O Encontro

Esbanjando simpatia e bem a vontade com as crianças, Luiza respondeu várias perguntas dos alunos, como também cantou para eles. Além de uma conversa interativa, a cantora deu dicas e contou um pouco do seu dia a dia e o motivo de ter se tornado uma cantora lírica, inspirando, assim, os jovens que estão ingressando nesse meio musical.

Essa experiência teve por objetivo a aproximação das crianças com a música lírica, conhecendo um pouco mais sobre este meio, além, de claro, haver a troca de experiências entre a cantora e os alunos. Uma forma de incentivá-los a seguir a carreira musical.

As apresentações

A formação musical do concerto irá trazer um pianista e sete cordas: 4 violinos, 1 viola, 1 violoncelo e 1 contrabaixo.  Esta formação também é conhecida por Ensemble.  Quase todos os naipes de cordas são integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná.

O Baixo-Barítono, Djonatan Ledur, que reside em Toledo e o Coro Municipal Juvenil de Mal.C.Rondon são os convidados para uma participação especial nos concertos.

Através do repertório do concerto, o público vai poder conhecer obras de compositores consagrados como Chiquinha Gonzaga, Jayme Ovalle, Cláudio Santoro, Waldemar Henrique, Carlos Gomes e, especialmente, nosso Compositor Paranaense, Bento Mossurunga, além de outros. As canções foram reescritas com os arranjos do Maestro Alexandre Brasolim.

O seleto grupo de músicos que compõem o Ensemble e o pianista, juntamente com a Intérprete, promete proporcionar uma apresentação de primeira qualidade.

O projeto

Segundo o produtor executivo do projeto Meu Coração Brasileiro, Mário Wuaden o importante no projeto apoiado pela Candon é promover a boa música brasileira. “Temos a intenção de levar a todos os públicos a emoção da boa música brasileira, que independe do gênero musical”, comentou.

A coordenação local dos concertos está a cargo da Sra. Marlise Ricardi e conta com o apoio das Secretarias Municipais da Cultura, do Espaço Ecos da Liberdade e do Teatro Municipal de Toledo. Os patrocinadores Agrícola Horizonte e Candon Aditivos para Alimentos viabilizaram financeiramente os concertos e as Associações Comerciais dos dois Municípios (Acimacar e Acit) e um grande grupo de voluntários estão apoiando a realização dos concertos.

Os ingressos para o concerto estão disponíveis com organizadores do Evento (Grupo Horizonte, Prefeitura/Secretaria de Cultura e Acimacar).

Você conhece Luiza Wuaden?

A intérprete Luiza Wuaden, que atualmente reside em Viena-Áustria, quer fazer dos concertos “um presente para a comunidade, especialmente para o público jovem, que desconhece as obras destes compositores”. “Nossa música”, afirma Luiza, “pode contribuir para o fortalecimento do senso de cidadania e de brasilidade, trazendo-nos para o presente a genialidade e criatividade dos compositores brasileiros”.

É preciso conhecer para poder admirar e gostar de algo. “Música deve-se estudar e aprender na escola. Todos os estilos musicais,” diz a Soprano.  “Por isso, nosso projeto tem objetivos sócio pedagógicos. É preciso abraçar a educação de corpo e alma. Verdadeiramente! E nesse compromisso cabe o ensino da música, como um instrumento de transformação e como elemento aglutinador e de persistência dos alunos no espaço acadêmico-escolar”.

Luiza cresceu em ambiente musical, ingressou na musicalização infantil aos três anos e participa desde os seis anos de idade do Coral Curumim de Curitiba, tendo como regentes Joyce e Carlos Todeschini. Estuda canto desde os 12 anos, tendo sido aluna durante 8 anos de Neyde Thomas, cantora e professora de renome internacional. Luiza é aluna da Universität Wien (Universidade de Viena) a partir do primeiro semestre/2015, onde atua também como solista soprano do Coro Sinfônico da UniWien. Ainda muito jovem, gravou seu primeiro CD Música de Cena, lançado no Guairinha em 2007. 

Em 2012, após 8 anos de pesquisa, ela lançou o álbum Luiza Wuaden canta Bento Mossurunga, um projeto inédito de resgate da obra e da trajetória do mais importante compositor paranaense. Luiza interpretou músicas brasileiras no concerto em comemoração aos 120 anos de relações diplomáticas Brasil/Japão, realizado no Teatro Guairinha em agosto/2015.